quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Breve Nota Sobre a Escola Contemporânea

A escola contemporânea se afasta cada vez mais do que deveria ser seu propósito inicial, no que tange à sua “missão” de educar e/ou preparar os indivíduos para adquirirem autonomia e senso crítico, dois fatores indispensáveis na formação da personalidade do ser.
A escola atual está criando rebanhos! Pessoas ensinadas e doutrinadas para serem animais domésticos, nada além de combustível para o Estado.
Embora, nossa sociedade tenha sido agraciada com o desenvolvimento tecnológico e o excesso de informações disponíveis e gratuitas, nossa geração parece estagnada diante de tantas possibilidades de aquisição de conhecimento. Simultaneamente, a escola também se estagna e esquece um pouco de sua função que deveria ser, dentre outras coisas: criar livres pensadores! Seres críticos e inteligentes, bem como aperfeiçoá-los em suas qualidades e talentos. Mas, tudo não é tão belo quanto um pensamento!
Dessa forma, enquanto meu discurso supra não se torna realidade, no que diz respeito aos seus aspectos positivos... “Não devemos deixar a escola atrapalhar nossos estudos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário